Durante os dias 16 a 19 de abril, a Secretaria de Saúde, através da diretoria de Vigilância em Saúde, promoverá a Semana Municipal de Combate a Tuberculose. Palestras e distribuição de material educativo nas escolas e fábricas, capacitações dos profissionais da saúde e triagem das 18 unidades de saúde do município em busca de pessoas com sintomas respiratórios da doença ou que tiveram contato com tuberculosos nos últimos cinco anos, serão algumas das ações realizadas na campanha. 

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Pollyane Costa, a tuberculose, enfermidade que ataca os pulmões, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis é provavelmente a doença infecto-contagiosa que ocasiona mais mortes no Brasil. Tendo em vista, que Pernambuco é um dos estados que tem os piores indicadores nacionais, ocupando a quarta colocação na incidência de casos, a Secretaria de Saúde de Santa Cruz fará uma campanha educativa e preventiva que visa alertar a população a cerca dos principais sintomas, formas de contágio e prevenção da tuberculose, doença que tem tratamento gratuito no SUS.  
“Além de servir de alerta a população, a semana de combate à tuberculose tem o objetivo de notificar novos casos no município, para iniciarmos o tratamento e combatê-los antes que alcancem um maior número de pessoas”, observou Pollyane Costa.
A abertura da campanha acontecerá no próximo dia 16 de abril, às 09h, no Teatro Municipal. No dia 17 os bairros Santo Agostinho e Cohab receberão o “Dia D”. No dia 18 haverá atividades educativas nas escolas estaduais Luiz Alves e Padre Zuzinha. No dia 19 as fábricas receberão as palestras educativas e haverá o encerramento da campanha com treinamento para médicos e enfermeiros da atenção básica. Todos os dias haverá palestras e atividades nas 18 unidades de saúde da família.

Por Emanoel Glicério | Marcadores: ,

0 comentários: