As maiores lutas dos brasileiros sempre foram através dos movimentos populares, estudantis e com o povo nas ruas. 


Em nossa história, grandes conquistas como o voto feminino, o voto secreto, voto aos 16 anos "O Petróleo é nosso", que fez surgir a Petrobrás, o Impeachment de Collor e principalmente, o "Diretas Já", que nos libertou da Ditadura Militar, resultando na redemocratização do Brasil. 

No “Diretas Já” eu tinha 28 anos e no Impeachment de Collor 36 anos.

Nesse passado histórico, ainda um jovem filiado ao MDB, que encabeçou algumas dessas lutas, fiz parte do grito das "Diretas Já" e do "Fora Collor". 

Em nossa cidade, junto ao movimento dos sem tetos, como um dos líderes, conquistamos as mais de 500 casas do Projeto Habitacional Acauã.

São por estes e outros motivos que apoio os movimentos sociais.

Se ontem, fui um dos que gritou, como você, hoje faço parte dos que governam e, como todos, somos passíveis de erros e acertos, defeitos e virtudes.

Mas um legado vou carregar comigo por toda vida, a certeza de nunca ter sido omisso às causas sociais. 

Como governante me orgulho de ter podido mostrar, ao longo de minha história, um marco de trabalho concreto em todas as áreas e, edificado em todos os bairros com reconhecimento e notoriedade na região, no Estado, e no meu País.

Agora, como Deputado Federal, em pouco mais de dois anos no Congresso Nacional, já posso afirmar que com meu voto e minha voz, acabamos com décimo quarto e décimo quinto salários dos Deputados, regulamentamos a igualdade dos direitos trabalhistas das domésticas, editamos o novo Código Florestal, aprovamos a redistribuição das Riquezas do Pré-Sal, concedemos o Direito de Uso dos ônibus federais aos nossos universitários, entre outros. 

E sob minha liderança na Câmara dos Deputados, junto com o Movimento Nacional das Emancipações, devolvemos aos distritos desenvolvidos a possibilidade de conquistar de suas liberdades, ao se tornarem cidades. 

Não devo e não estarei presente nesta sexta-feira, por reconhecer que o movimento é da sociedade e não dos políticos, que pacificamente, acreditam nos ideais de um novo país e que, através destas manifestações, poderão conquistar uma vida melhor e mais digna.

Parabéns a todos, principalmente a juventude que está participando e organizando. Que Deus os abençoe e que o movimento seja ordeiro, pacífico e possa trazer bons frutos. 


José Augusto Maia
Dep. Federal

Por Emanoel Glicério | Marcadores:

10 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    É vergonhoso ler um texto desse, escrito por um político desse nível. É justamente por existirem políticos desse nível que o nosso país se encontra em situação tão deplorável.Mas, estamos esperançosos de que a partir de agora, e aqui em Santa Cruz já iniciamos essa tarefa, o povo dará a respostas a esses corruptos tirando-os de uma vez por todas do "poder" e colocando-os no lugar de onde eles não deveriam ter saído: no lixo.

  1. Anônimo disse...:

    ELE SÓ ESQUECEU DE FALAR SOB CORRUPÇÃO .
    TANBEM ESQUECEU QUE VOTA AFAVOR DA PEC 37
    ESQUECEU DO DESVIO DA MERENDA

  1. Miguel Lucena disse...:

    Beleza. Golaço.
    Aproveita mesmo.
    Viva o oportunismo.

  1. Anônimo disse...:

    Deputado esse movimento a nível nacional é principalmente contra pessoas e práticas que o senhor costuma usar, e que não preciso aqui expor, coloque-se no seu lugar, afinal processos de crime e corrupção é o que não falta no seu currículo.

  1. Anônimo disse...:

    Só faltou dizer que Ele roubou a merenda. E não se posicionou com relação a PEC 37. E aí Zé, qual sua posição? Você é ou não a favor da corrupção?

  1. Anônimo disse...:

    Até que emfim a tua hora tá chegando! CORRUPTO!

  1. Anônimo disse...:

    você é o cara ......
    neste tempo vc. era um que só tinha um trombetão, que todo dia pegava no empurrão, mas depois vc. foi dono de hotel, de lojas, de boxes no MODA CENTER, de terreno valiosos em loteamentos na cidade e até em São Domingos, me explique de onde veio este patrimonio deputaduzinho

  1. Anônimo disse...:

    Zé Merenda, essas demonstrações de descontento dos brasileiros se dá, em parte, por causa de políticos como você, que roubam o dinheiro público e se apropriam do bem público. Você deveria estar escondido, porque o povo agora quer a cebeça de políticos da sua qualidade.

  1. O Burro. disse...:

    Cala a boca Zééééééééé´!!!!!!!!!!
    O povo devia ir pra rua quando vcs aumentam seus salários na calada da noite $$$$$$$$$$$$$$$$
    Todos, sem exceção.

  1. Anônimo disse...:

    CUIDADO!!!!!! Ele VOTA AFAVOR DA PEC 37