Escritório regional vai funcionar em Toritama, desenvolvendo junto a empresários da região ações de incentivo a novos negócios e exploração de mercados mais qualificados

Braço executor das ações de fomento da indústria da moda do Estado - que atualmente gera mais de 100 mil postos de trabalho -, o Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE) inaugura escritório regional na cidade de Toritama, com solenidade na manhã da próxima quarta-feira (18). Com ações de incentivo a novos negócios e exploração de mercados, a unidade vai funcionar como um ponto de referência para a produção do chamado Polo do Agreste, que hoje soma 70% das empresas pernambucanas do setor.

De acordo com o presidente do NTCPE, Edilson Tavares, a instalação do escritório tem como propósito elevar a qualidade competitiva dos produtos desenvolvidos naquela região para que possam avançar em mercados mais qualificados no Brasil e no exterior. “A realidade atual, sobretudo no chamado Polo do Agreste, é de uma comercialização ainda majoritariamente informal, com estratégias fortemente baseadas em preço. É preciso dotar a cadeia têxtil e de confecção em Pernambuco de mecanismos que propiciem uma maior profissionalização”.

Para isso, a unidade vai oferecer atividades de qualificação, projetos e consultorias para os empresários da região. Entre os serviços, serão oferecidos cursos de aperfeiçoamento profissionalvoltados ao setor, orientação sobre formalização e abertura de empresas, aconselhamento de como buscar crédito junto a instituições de fomento e financeiras. Além disso, o escritório vai abrigar aindaunidades de entidades governamentais, como Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (Agência do Trabalho e Agência de Fomento do Estado de Pernambuco), Sala do Empreendedor (Sebrae) e Projeto Ideia - Incentivo ao Desenvolvimento do Empreendedor Individual e Autônomo.

A solenidade de inauguração da unidade em Toritama, que vai funcionar na Rua Quatro e Outubro, s/n, Centro, será realizada às 9h, com participação de representantes das prefeituras locais e do setor industrial (Sebrae, Sindivest, Sinditextil, Facep, Senai, Itep). Também é esperada a presença do governador Eduardo Campos para fazer o pronunciamento de abertura.

Inovação - Atento para o controle da poluição dos rios localizados no Agreste do Estado, o NTCPE ainda incluiu na estrutura da sua unidade em Toritama um laboratório de análise de efluentes têxteis. O objetivo é fazer um monitoramento permanente do uso das águas pelas lavanderias de jeans na região - alvo de constante fiscalização pelo poder público -, o que até então só é possível de ser realizada no Recife.

NTCPE – Criado em 2012 como uma Organização Social, o NTCPE funciona em parceria com o Governo do Estado e tem como objetivo fomentar ações de incentivo a novos negócios, exploração de novos mercados e elaboração de estudos e pesquisas sobre a cadeia têxtil e de confecção em Pernambuco. O propósito é elevar a qualidade competitiva dos produtos desse setor, possibilitando a inserção nacional e internacional. Além da inauguração do escritório em Toritama, o Núcleo ainda desenvolve outros dois projetos: o Programa de Inteligência Mercadológica, com estudos e pesquisas sobre o setor, e o Marco Pernambucano da Moda, uma incubadora de empresas e projetos do segmento, oferecendo capacitações para estilistas, designers e empresários.

Serviços:
Inauguração da unidade do Agreste do NTCPE;
Dia 18 de dezembro, às 9h;

Na Rua Quatro e Outubro, s/n, Centro – Toritama/PE.

Por Emanoel Glicério |

0 comentários: