O Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE) dá início a I Semana do Crédito, na recém-inaugurada unidade de Toritama. De segunda (03) a sexta-feira (07), empresas do Polo do Agreste – que hoje soma 70% do setor pernambucano – poderão optar por serviços de crédito orientado para que faça uso de maneira consciente, a partir de um planejamento do negócio. Uma força-tarefa estará montada para receber os interessados, com agentes de mercado da Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (AGEFEPE), trabalhando no município. 

A ideia é que, em vez de procurar pelos serviços, o empresário seja convidados pelo Núcleo a participar da semana. “Nós iremos atuar no sentido contrário, indo até os empreendimentos, prospectando por meio de agentes e chamando para ir tirar o crédito”, explicou o presidente do NTCPE, Edilson Tavares. Durante o período, também serão lançadas duas novas formas de crédito: via Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e o Inova Crédito, da AGEFEPE. Estes últimos casos, serão voltados para empresas maiores, interessadas em investir, principalmente, em matéria prima, ampliação de produção e novos negócios.

Visita – Na terça-feira (04), às 10h, durante a programação da I Semana do Crédito, o secretário executivo de Fomento ao Empreendedorismo da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE), João Freire, fará uma visita técnica à unidade do NTCPE de Toritama. Também estarão presentes a gerente geral de economia criativa  e a de segmentos econômicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC), Verônica Ribeiro e Karla Freire, respectivamente. A programação ainda inclui visita a uma lavanderia, uma confecção de jeans e ao parque das feiras.

Serviços - A unidade de Toritama oferece serviços de provimento de informação de mercado e de crédito, qualificação, projetos e consultorias para os empresários da região. O escritório também abriga um Núcleo de Fomento ao Empreendedorismo (NUFE), da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo de Pernambuco (STQE) e da Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (AGEFEPE), com espaços de atendimento para orientações diversas aos microempresários, empresas de pequeno porte, microempreendedores individuais e empreendimentos econômicos solidários, inclusive para abertura ou formalização de seus negócios, articulando ainda projetos e eventos de outras instituições que fomentam o empreendedorismo em Pernambuco.


No município, o Núcleo de Fomento ao Empreendedorismo também atua com o Programa Governo Cliente, promovendo a qualificação de fornecedores para que possam vender bens e serviços para o Estado; Acesso ao Crédito, orientando e atendendo sobre as possibilidades de acesso ao crédito das linhas da AGEFEPE; Informações Empresariais, levando orientação sobre produtos e serviços das instituições de apoio e fomento ao empreendedorismo; Qualificação Profissional, planejando e realizando ações voltadas para as necessidades dos empreendimentos locais; Projeto IDEIA, oferecendo orientação profissional, formalização e realizando a intermediação para contratação de serviços dos profissionais autônomos e microempreendedores individuais, que atuam na prestação de serviços.

Por Emanoel Glicério |

0 comentários: